UEPB - Repositório Digital

A Contribuição do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino fundamental: revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Eliabe Honório de
dc.date.accessioned 2023-07-10T15:29:26Z
dc.date.available 2023-07-10T15:29:26Z
dc.date.issued 2023-06-29
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29613
dc.description SOUZA, Eliabe Honório de. A Contribuição do uso de Jogos no processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino fundamental: revisão de literatura. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O professor enfrenta desafios diários em sala de aula, como por exemplo; a falta de atenção dos alunos ou o desinteresse no assunto exposto. Cabe ao mesmo planejar bem como superar os impasses, o lúdico mostra-se uma ferramenta de ensino bem interessante, pois com base nas pesquisas, evidencia que resgata a atenção do aluno para o conteúdo. O lúdico tende a enriquecer as aulas de Geografia, principalmente nos anos finais do ensino fundamental, onde encontramos estudantes entre a infância e adolescência. Dentre diferentes formas de aplicar o lúdico, destacamos aqui o uso de jogo no ensino de Geografia por se constituir em uma estratégia que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos conectam o aluno com o conteúdo trabalhado em sala de aula, e o ajuda a exercitar de formar lúdica, o instigando a aprender se divertindo. O objetivo aqui proposto é compreendermos a contribuição do uso de jogo no ensino aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia usada é a revisão de literatura, com base em publicações entre os anos de 2018 a 2022 nas seguintes fontes: UEPB, UFCG, Revista Brasileira de Educação em Geografia e o Catálogo de teses e dissertações da CAPES, tais pesquisas cientificas confirmam a importância do tema no ensino de Geografia. Com isso o presente estudo evidência como os jogos podem despertar o interesse dos alunos para o assunto trabalhado em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title A Contribuição do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais do ensino fundamental: revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta