dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da utilização da música como ferramenta pedagógica para a potencialização cognitiva do educando. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, que discute a relação entre a música e o desenvolvimento cognitivo humano. A partir de uma revisão de literatura, foram abordadas teorias cognitivas e os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem musical, bem como os benefícios da música para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Também foram discutidos os desafios e perspectivas do uso da música na educação, considerando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para aproveitar ao máximo o potencial da música como ferramenta pedagógica. Como resultado, este estudo apresenta uma contribuição teórica bastante relevante, pois demostra, uma melhora significativa na capacidade de concentração e foco dos educandos quando a música é utilizada como ferramenta pedagógica. Da mesma forma, educandos demonstraram maior envolvimento nas atividades de aprendizagem, causando maior atenção e participação ativa, instigando novos estudos sobre o tema, destacando a necessidade de avanço no campo acadêmico, principalmente por meio de pesquisas empíricas. |
pt_BR |