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O presente trabalho busca discutir o desenvolvimento social e humanizador da literatura
brasileira para alunos do Ensino Médio, tendo como sugestão o livro “O Pagador de
Promessas” de Dias Gomes, com base no quanto a obra literária, por meio de suas narrativas,
personagens e reflexões, desempenha um papel significativo na construção de valores, no
desenvolvimento do senso crítico e na ampliação da visão de mundo dos indivíduos. Nessa
perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção
didática voltada ao ensino de literatura apontando o seu papel humanizador e sua contribuição
para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio. Dessa maneira, nosso trabalho se justifica
por fazer uso das atribuições literárias como forma de ampliar a perspectiva educacional das
nossas instituições para a valorização do ensino de literatura, abordando a mesma como
ferramenta auxiliadora no desenvolvimento social e humanizador. Com o intuito de instigar o
pensamento quanto ao ensino de literatura e de oferecer ideias pedagógicas que sirvam de apoio
para futuros estudantes da área de Letras-Língua Portuguesa e professores atuantes, nossa
pesquisa está fundamentada nos postulados da Base Nacional Comum Curricular- BNCC
(BRASIL, 2018) e nos estudos desenvolvidos por diversos autores como: Oliveira (2010),
Martins (2006), Pinheiro (2006), Candido (2011), Cosson (2014) entre outros. Esta pesquisa,
de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Literatura ao apresentar em
sua metodologia uma proposta de intervenção pedagógica que pode ser utilizada, ou até mesmo
ressignificada, caso seja necessário, por professores da área, pois ela propõe apontar o papel
humanizador e suas contribuições para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio através
das obras literárias. |
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