UEPB - Repositório Digital

Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rafaelison Meireles da
dc.date.accessioned 2023-07-11T14:08:25Z
dc.date.available 2023-07-11T14:08:25Z
dc.date.issued 2023-06-20
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29626
dc.description Silva, Rafaelison Meireles da. Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca discutir o desenvolvimento social e humanizador da literatura brasileira para alunos do Ensino Médio, tendo como sugestão o livro “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes, com base no quanto a obra literária, por meio de suas narrativas, personagens e reflexões, desempenha um papel significativo na construção de valores, no desenvolvimento do senso crítico e na ampliação da visão de mundo dos indivíduos. Nessa perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção didática voltada ao ensino de literatura apontando o seu papel humanizador e sua contribuição para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio. Dessa maneira, nosso trabalho se justifica por fazer uso das atribuições literárias como forma de ampliar a perspectiva educacional das nossas instituições para a valorização do ensino de literatura, abordando a mesma como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento social e humanizador. Com o intuito de instigar o pensamento quanto ao ensino de literatura e de oferecer ideias pedagógicas que sirvam de apoio para futuros estudantes da área de Letras-Língua Portuguesa e professores atuantes, nossa pesquisa está fundamentada nos postulados da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2018) e nos estudos desenvolvidos por diversos autores como: Oliveira (2010), Martins (2006), Pinheiro (2006), Candido (2011), Cosson (2014) entre outros. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Literatura ao apresentar em sua metodologia uma proposta de intervenção pedagógica que pode ser utilizada, ou até mesmo ressignificada, caso seja necessário, por professores da área, pois ela propõe apontar o papel humanizador e suas contribuições para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio através das obras literárias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta