Resumo:
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo o primeiro contato da criança com o cotidiano escolar. Desse modo, possui princípios e finalidade sobre a educação de crianças, fortalecendo práticas pedagógicas mediadoras correspondentes ao desenvolvimento e as aprendizagens. A música na Educação Infantil está atrelada ao brincar, através de jogos e brincadeiras envolvendo movimento, gestos, canto, dança e o faz de conta. Assim, conduzimos como objetivo geral deste trabalho compreender a música
como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa por considerar, o universo das relações sociais nos aspectos dos significados que envolvem as subjetividades, valores, crenças e atitudes. Foi elaborada uma
pesquisa de revisão na literatura, com a leitura de livros, artigos periódicos e leis, o que direcionou uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o conteúdo, especificamente tratando a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei nº 11.769 de 2008, entre outras. Além de uma análise dos documentos curriculares
como a Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. Trabalhou-se com os aportes teóricos de Nogueira (2003), Brito (2003), Penna (2013, 2018), Barbosa (2011). A metodologia utilizada para a
coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário de perguntas com respostas abertas, mediante um roteiro de questões estruturadas sobre o uso da música como recurso didático. Responderam ao questionário 4 professoras da educação infantil, do pré-escolar I e II, de uma escola localizada
na cidade de Caiçara-PB. A partir dos dados da pesquisa, percebemos que ainda não é uma prática comum a presença de um profissional capacitado com formação em música para o ensino da arte, especialmente, para atender o componente da música. Logo, as professoras da educação infantil direcionam o uso da música nas suas atividades enquanto um recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem nas suas práticas pedagógicas contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
Descrição:
LIMA, Karla Dominique Sousa de. A música como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil de uma escola no município de Caiçara-PB. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.