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Cartografias da subjetividade, saúde mental e aprendizagem dos estudantes do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba

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dc.contributor.author Santos, Rafaela Barbosa
dc.date.accessioned 2023-07-11T14:44:24Z
dc.date.available 2023-07-11T14:44:24Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 150.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29629
dc.description SANTOS, Rafaela Barbosa. Cartografias da subjetividade, saúde mental e aprendizagem dos estudantes do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre subjetividade, saúde mental e a aprendizagem dos estudantes do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, no período das aulas remotas 2020/2021. A pretensão foi cartografar os sentimentos, comportamentos e percepções dos alunos/alunas em relação ao contexto pandêmico e as implicações na saúde e no processo de aprendizagem. Como aporte teórico principal recorremos às contribuições de Lev Vygotsky, teórico da linha sociointeracionista que se debruçou sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem como processo biopsicossocial. Recorremos também às produções teóricas do psiquiatra francês Christophe Dejours, mais especificamente acerca da concepção de saúde mental e de sofrimento psíquico. Como perspectiva metodológica, utilizamos entrevistas individuais de caráter semiestruturado. Participaram da pesquisa, 50 estudantes do Curso de Pedagogia do Campus III da UEPB. Na análise dos dados, identificamos que a pandemia teve implicações na saúde dos estudantes cujos relatos remontam a sofrimento psíquico, crises de ansiedade, insegurança e medo da morte. Essas vivências de sofrimento e sintomas tiveram interferência negativa no processo de ensino-aprendizagem. Houve dificuldades também no processo de adaptação ao ensino remoto. As principais queixas apresentadas foram: desmotivação nas aulas on-line, dificuldades de concentração, sobrecarga de atividades (gerando sentimento de impotência), monotonia nas aulas virtuais e falta de interação com os colegas e professores/as. Por outro lado, os/as entrevistados/as sinalizam que estudar no período pandêmico, ajudou a superar o cenário caótico, de forma que buscavam tirar o foco do sofrimento psíquico canalizando as energias psíquicas para as atividades acadêmicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Joana Dar'K Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Estudante pt_BR
dc.subject Subjetividade pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Cartografias da subjetividade, saúde mental e aprendizagem dos estudantes do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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