UEPB - Repositório Digital

Os obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Alina Nobrega de Barros
dc.date.accessioned 2023-07-11T22:41:18Z
dc.date.available 2023-07-11T22:41:18Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 005.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29644
dc.description GOMES, A. N. B. Os obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literatura. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O cenário de evasão observado em cursos da Computação transmite uma séria preocupação sobre a aprendizagem de alunos iniciantes no ensino superior dessa área. A dinâmica e o aprendizado em disciplinas da Programação são aspectos que demandam uma análise sobre os fatores que podem contribuir para o abandono dos cursos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades encontradas por estudantes iniciantes na área da Computação, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, identificando soluções práticas que visam reduzir os problemas em torno da aprendizagem da Programação, além da problemática da evasão nas disciplinas de Algoritmos. Os objetivos principais da pesquisa foram definidos para identificar as principais obras na área de programação, concentrando-se nos fatores que causam compreensão falha em Algoritmos, e apresentar noções acerca da evasão, ressaltando-se o impacto da dificuldade no aprendizado de programação no Ensino Superior. Seguindo a metodologia Design Science Research, os resultados da pesquisa indicaram que algumas ferramentas e estratégias de ensino como o uso da programação em blocos e a aplicação de cursos introdutórios preliminares, auxiliam e fomentam o estudo dos Algoritmos, facilitando a compreensão sobre os aspectos da Programação. O trabalho tem como principal contribuição divulgar as principais técnicas e metodologias que auxiliam na aprendizagem da Programação e pode contribuir para minimizar as taxas de evasão escolar nas disciplinas relacionadas aos cursos de Computação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ma. Keila Lucas dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem de Programação pt_BR
dc.subject Compreensão de código pt_BR
dc.subject Aprendizagem em Algoritmos pt_BR
dc.subject Evasão na computação pt_BR
dc.title Os obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta