dc.contributor.author |
Mariz, Jakson Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-11T22:53:14Z |
|
dc.date.available |
2023-07-11T22:53:14Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-28 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647 |
|
dc.description |
MARIZ, J. R. Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação financeira é uma estratégia de ensino eficiente na educação básica, pôde-se notar,
a partir do gerenciamento de práticas sociais, que o sujeito se relaciona com o objeto
(conhecimento) conscientemente ao organizar e utilizar os saberes escolares no cotidiano,
inferindo na qualidade de vida. Posto isso, têm-se como objetivo verificar se a utilização dos
conteúdos imbricados na educação financeira no Ensino Fundamental II com alunos da E.M.E.F
Dep. Janduhy Carneiro na cidade de Cajazeirinhas-PB. A amostra obtida foi de
aproximadamente 160 alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários
autopreenchidos. Os alunos responderam a perguntas que vão desde suas finanças pessoais até
tópicos diretamente relacionados as finanças corporativas. A partir dos resultados, pode-se
concluir que os alunos possuem um bom nível de educação financeira, visto que a maioria dos
alunos afirma ser capaz de utilizar seus próprios recursos financeiros. Os pesquisados afirmam
que o ambiente familiar é a principal fonte de conhecimento sobre educação financeira, o que
ajuda a verificar a importância da família no processo de aprendizagem e formação do
indivíduo. Assim, conclui-se que a maioria da amostra da investigação usufrui de uma vida
financeira ativa associada a conhecimentos financeiros e boas condições para gerir os seus
negócios financeiros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia didática |
pt_BR |
dc.subject |
Justiça social |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |