UEPB - Repositório Digital

Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mariz, Jakson Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-07-11T22:53:14Z
dc.date.available 2023-07-11T22:53:14Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647
dc.description MARIZ, J. R. Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A educação financeira é uma estratégia de ensino eficiente na educação básica, pôde-se notar, a partir do gerenciamento de práticas sociais, que o sujeito se relaciona com o objeto (conhecimento) conscientemente ao organizar e utilizar os saberes escolares no cotidiano, inferindo na qualidade de vida. Posto isso, têm-se como objetivo verificar se a utilização dos conteúdos imbricados na educação financeira no Ensino Fundamental II com alunos da E.M.E.F Dep. Janduhy Carneiro na cidade de Cajazeirinhas-PB. A amostra obtida foi de aproximadamente 160 alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários autopreenchidos. Os alunos responderam a perguntas que vão desde suas finanças pessoais até tópicos diretamente relacionados as finanças corporativas. A partir dos resultados, pode-se concluir que os alunos possuem um bom nível de educação financeira, visto que a maioria dos alunos afirma ser capaz de utilizar seus próprios recursos financeiros. Os pesquisados afirmam que o ambiente familiar é a principal fonte de conhecimento sobre educação financeira, o que ajuda a verificar a importância da família no processo de aprendizagem e formação do indivíduo. Assim, conclui-se que a maioria da amostra da investigação usufrui de uma vida financeira ativa associada a conhecimentos financeiros e boas condições para gerir os seus negócios financeiros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Educação Financeira pt_BR
dc.subject Estratégia didática pt_BR
dc.subject Justiça social pt_BR
dc.title Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta