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Reflexões praxiológicas em torno dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira: suscitações de uma pesquisa-ação

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dc.contributor.author Cavalcante, Lucas Antonio Torres
dc.date.accessioned 2023-07-12T14:20:34Z
dc.date.available 2023-07-12T14:20:34Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 407.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29657
dc.description CAVALCANTE, Lucas Antonio Torres. Reflexões praxiológicas em torno dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira: suscitações de uma pesquisa-ação. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva observar, em campo de experiência e pesquisa-ação, na prática de estágio supervisionado I como os profissionais da rede pública de ensino utilizam as chamadas TDIC ́S (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), enquanto recurso didático na aprendizagem de língua estrangeira (doravante, LE), mais detidamente à língua inglesa e, a partir deste recurso, pontuar os elementos significativos de construção sócio- identitária e cultural de democratização e acesso à internet, bem como ocorrem a utilização de softwares e aplicativos educacionais que possibilitem experiências eficazes de educação transformadora, que emancipe o sujeito e torne-os protagonistas no processo de aprendizagem. Em se tratando de metodologia, esta pesquisa, além de se desenvolver a partir de viés descritivo-exploratório, de cunho qualitativo (GIL, 2002), consiste em avaliar e analisar, sob auxílio do aplicativo Duolingo, nas atividades de intervenção didático-pedagógica, se este recurso causa uma ruptura de posturas nas chamadas “escolas uniformizadas”, de acordo com Bohn (2013), e se este se consolida, praxiologicamente, como componente que contribui para constituição de um novo cenário da sala de aula, no processo de aprendizagem de língua estrangeira. Por levar em consideração os sujeitos, suas subjetividades, suas dinâmicas sócio-históricas e sócio-discursivas e, para além disso, seus protagonismos, seus contextos socioeconômicos, nos dispomos das contribuições da linguística aplicada (CELANI, 1992), sobretudo no que diz respeito aos seus deslocamentos higienistas, hegemônicos e elitistas, considerando empirismos e epistemes (in)disciplinares e mestiças, nos termos de Moita Lopes (2013). Para endossar essa reflexão transdisciplinar, ainda consideramos válidas as contribuições de Hall (2014), Palfrey, Gasser (2011), Castells (2003), Levy (1992), Vygotsky (1984), entre outros. Os resultados obtidos já eram esperados, uma vez que a pandemia de COVID-19 evidenciou e intensificou o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que a utilização de aplicativos em sala de aulas se estabelecesse fixamente nas rotinas de aprendizagem. Ainda há desafios significativos em fornecer recursos tecnológicos para auxiliar no ensino da língua inglesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jackson Cícero França Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Aplicativos pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.title Reflexões praxiológicas em torno dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira: suscitações de uma pesquisa-ação pt_BR
dc.type Other pt_BR


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