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Ensino remoto na educação básica: percepções de estudantes de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel/PB

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dc.contributor.author Felix, Naiara Evaristo
dc.date.accessioned 2023-07-13T14:57:01Z
dc.date.available 2023-07-13T14:57:01Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29670
dc.description FELIX, Naiara Evaristo. Ensino remoto na educação básica: percepções de estudantes de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel/PB. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia causada pelo novo coronavírus ameaçou colapsar os sistemas de saúde, por sua rapidez na disseminação entre a população mundial. Nesse sentido, medidas como o lockdown foram adotadas visando diminuir o ritmo da contaminação e instituições de ensino amparadas na legislação nacional e estadual passaram a adotar uma nova modalidade de ensino para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem denominada ensino remoto. Partindo desse contexto, o objetivo da pesquisa é compreender as vivências subjetivas do ensino remoto para adolescentes e jovens de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel - PB e suas implicações no cotidiano, na saúde e na aprendizagem desses estudantes. A pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, da UEPB (cota 2021-2022) com o Grupo Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Saúde e Trabalho (GEPIEST). A pesquisa foi realizada nas cidades de Juru, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares em 07 escolas públicas da rede municipal e estadual. Participaram da pesquisa estudantes do 8° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Os dados da pesquisa permitem constatar, embora seja reconhecida a necessidade de adesão ao ensino remoto para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem durante o período pandêmico, os estudantes relatam que o ensino remoto, aliado ao período de isolamento social, acarretou prejuízos no processo de aprendizagem. Assim, fazendo com que esses jovens fossem marcados pelo adoecimento físico e mental aparente, nos sentimentos de tristeza e em episódios de ansiedade vivenciados por eles. Destaca-se a importância de políticas públicas e ações pedagógicas no âmbito escolar na perspectiva de amenizar os danos psicossociais do ensino remoto para estudantes, sobretudo, para jovens e adolescentes das classes populares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Valéria Aparecida de Souza Siqueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Ensino remoto na educação básica: percepções de estudantes de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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