UEPB - Repositório Digital

A atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil no município de Logradouro-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fernanda dos Santos Teotonio
dc.date.accessioned 2023-07-14T14:35:10Z
dc.date.available 2023-07-14T14:35:10Z
dc.date.issued 2023-06-14
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29684
dc.description Silva, Fernanda dos Santos Teotonio. A atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil no município de Logradouro-PB , 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação de Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996), correspondendo ao atendimento de educação escolar a crianças de 0 a 3 anos de idade em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas. Sabemos que no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem os desafios são diversos, à medida que os docentes possuem as habilidades para criar e recriar métodos pedagógicos com o objetivo de aperfeiçoar os saberes e conhecimentos. Assim, a presença de atividades lúdicas na educação infantil possibilitará um resultado significativo sobre o processo de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, partindo das práticas pedagógicas da educação infantil, pré-escola, na cidade de Logradouro-PB. Desse modo, a pesquisa tem abordagem qualitativa. Utilizamos como procedimento metodológico a observação, a partir do uso do diário de campo. Para a compreensão teórica, dialogamos com os conceitos de Luckesi (2002, 2015, 2023) sobre Ludicidade e Atividade Lúdica. Como também utilizamos os documentos legais, oficiais e curriculares que organizam a educação brasileira, especialmente, a educação infantil. A partir da observação em campo, verificou-se o uso das linguagens visual, escrita e matemática no trabalho com as crianças em que a atividade lúdica envolve associação de imagens e letras, desenhos e pinturas perpassando pelo desenvolvimento cognitivo. Observou-se também um momento livre para brincadeira na escola. Contudo, cabe repensar as brincadeiras e os jogos no interior do processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso para apropriação das atividades escolares de modo planejado para dar sentido e significado as finalidades pedagógicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Thayana Priscila Domingos Da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividade Ludica pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Pratica Pedagogica pt_BR
dc.title A atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil no município de Logradouro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta