Resumo:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, é uma importante ferramenta
para contribuir com a melhoria para a população, tanto dentro do ambiente escolar
com as merendas para os alunos, como para a agricultura familiar. Isto só acontece
devido a criação de Políticas Públicas, para alcançar objetivos e gerir ações que
sejam positivas, assim se fez necessário a criação do PNAE. A pergunta norteadora
desta pesquisa é: como caracterizar a contribuição das políticas públicas por meio
do PNAE para a agricultura familiar?. Dado que, há grandes desafios que
prejudicam a efetivação plena do programa, como o baixo valor destinados às
escolas e a pouca propagação da incentivação da agricultura familiar. O principal
objetivo deste estudo é apontar como as políticas públicas podem contribuir para a
agricultura familiar para o funcionamento do PNAE. A metodologia utilizada foi a
pesquisa de cunho bibliográfico, com análise de artigos e livros, à luz de autores
como Campos (2011), Lira (2002) e Tinoco (2006), que buscaram estudar mais
afinco sobre o conteúdo aqui apresentado. Desta forma, o trabalho busca mostrar as
bases legais que constituem as políticas públicas, o PNAE e a agricultura familiar,
usando estas conexões para poder entender a efetivação de todo este sistema que
gera o programa.
Descrição:
SALES, Maria da Paz Sousa. O programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e os desafios para sua efetivação enquanto uma política pública.2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.