Resumo:
Tendo em vista o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas, o
presente trabalho demonstra as possibilidades da utilização da plataforma FamilySearch no
ensino de Geografia. Através das funções disponibilizadas por esse recurso para a construção
de saberes geográficos relacionados ao estudo genealógico dos educandos, utilizando as
qualidades de uma Geografia interdisciplinar, adaptado ao documento normativo vigente- a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho tem como objetivo analisar as
possibilidades e recursos que a plataforma de genealogia FamilySearch proporciona para o
ensino da disciplina de Geografia nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto apresenta
o funcionamento da plataforma, analisa as ferramentas que se tornarão recursos metodológicos,
a fim de proporcionar o protagonismo aos educandos para auxiliar, através da Geografia, o
desenvolvimento de sua identidade sociocultural. A pesquisa está inserida na área da educação,
pois trata-se de um estudo de reflexão acerca do uso de alternativas metodológicas para o ensino
de Geografia, considerando possibilidades da utilização de tecnologias da informação para o
trabalho genealógico e sua interação com os sujeitos do processo educativo. A partir das
análises realizadas, produziu-se quadros norteadores que associam os conteúdos geográficos e
a BNCC as ferramentas do FamilySearch, e poderão colaborar com a aplicação da proposta na
prática docente em sala de aula.
Descrição:
SILVA, S. C. O familysearch na abordagem de conteúdos geográficos: usos e possibilidades. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.