Resumo:
O estudo tem como objetivo identificar a importância do marketing digital para as micro e pequenas empresas para a sobrevivência diante de um momento cheio de incertezas durante a pandemia da Covid-19. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura a partir de dados coletados na base Google Acadêmico com as seguintes palavras-chaves: marketing digital, pandemia, Covid-19, Brasil; combinados através do operador booleano AND, publicados entre os anos 2020 a 2023. Foram coletados 20 trabalhos e, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final resultou em 18 publicações que foram utilizadas para a construção deste presente artigo. Após a leitura das publicações que foram selecionadas, constatou-se que as estratégias mais utilizadas pelas empresas foram o uso das redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) para a comercialização de seus produtos, bem como o uso do serviço de delivery por partes das empresas. Como resultados encontrados, constatou-se uma mudança no comportamento do consumidor, uma vez que se tornou muito mais prático e ágil realizar as suas compras pela internet, devido ao avanço da internet juntamente com o uso da tecnologia. Verificou-se também um aumento, por parte das empresas, em relação as vendas, bem como a atração de novos clientes e fortalecimento de marca.
Descrição:
ARAUJO, A. P. S. Marketing digital em micro e pequenas empresas durante a pandemia: uma revisão integrativa da literatura no panorama brasileiro. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.