dc.contributor.author |
Dias, João Victor de Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-17T13:38:38Z |
|
dc.date.available |
2023-07-17T13:38:38Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-26 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 005 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29698 |
|
dc.description |
DIAS, J. V. M. Jogos sérios aplicados no ensino de computação: uma revisão da literatura. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo trata-se de uma revisão de materiais e outros trabalhos já
publicados na área de jogos sérios no ensino de computação a procura de sintetizar
os avanços e aplicações possíveis de jogos em um ambiente de ensino. A presente
pesquisa possui o objetivo de verificar trabalhos disponíveis na área de jogos sérios
em relação ao ensino de computação e analisar a viabilidade e resultados dos
mesmos. Dessa forma, uma pesquisa foi aplicada nas bases de dados SciELO, Portal
CAPES Periódicos e Google Acadêmico em fevereiro de 2023, com a aplicação das
palavras-chave “jogos sérios”; “aplicação”; e “ensino de computação”, critérios de
exclusão foram aplicados aos resultados levando a 10 artigos viáveis para observação
e sintetização. Os jogos sérios têm muitos desafios envolvidos em sua produção, falta
de docentes que auxiliem a produção e má gestão de tempo com o jogo, tornando-os
ferramentas impopulares na área de ensino. Porém, os resultados alcançados com
jogos sérios provam que é viável seu uso como ferramenta de ensino na área de
computação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Francisco Anderson Mariano da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos sérios |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Jogos sérios aplicados no ensino de computação: uma revisão da literatura |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |