dc.contributor.author |
Santos, Francinelson Dias dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-17T13:49:22Z |
|
dc.date.available |
2023-07-17T13:49:22Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-28 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29702 |
|
dc.description |
SANTOS, F. D. Estratégias didáticas, por professores (as) de matemática, frente ao contexto pandêmico: avanços, desafios e perspectivas da/para educação básica no município de Emas/PB. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino da matemática e suas tecnologias é um pilar importante no sistema educacional em todo o mundo. Isso se deve ao fato da constante presença de operações como resolução de problemas, cálculos e operacionalizações diversas nas atividades do cotidiano. Todavia, o magistério dessa disciplina enfrenta desafios os quais foram agravados pela pandemia de Covid-19, decretada no ano de 2020. Algumas estratégias pautadas no modelo remoto de ensino, pareciam ineficazes uma vez que enfrentavam desafios já discutidos pela literatura (como o acesso à internet por pessoas de baixa renda), a partir do caráter assíncrono das atividades docentes outras questões, também importantes, emergiram com a pandemia, como é o caso dos equipamentos tecnológicos e a formação docente. Assim, propõe-se identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores de matemática do ensino fundamental e médio durante o período pandêmico, no que se refere as estratégias didáticas. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo no município de Emas-PB, mediante a participação de docentes de duas escolas, uma de ensino fundamental II e outra de ensino médio. O instrumento de pesquisa foi o questionário e os dados coletados foram avaliados a partir de análises estatísticas e interpretativas. Ao fim, apontou-se caminhos com possíveis soluções aos desafios propostos pelos professores evidenciados nos resultados da pesquisa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias didáticas, por professores (as) de matemática, frente ao contexto pandêmico: avanços, desafios e perspectivas da/para educação básica no município de Emas/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |