UEPB - Repositório Digital

O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Caroline de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-17T16:47:42Z
dc.date.available 2023-07-17T16:47:42Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 303.66
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29704
dc.description BRITO, Caroline de Oliveira. O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho busco identificar de que maneira o Yoga, enquanto ferramenta de pacificação do corpo e da mente, pode contribuir para a construção de paz no ambiente escolar, partindo da noção de corpo enquanto território para pensar a relação do cuidado do corpo-território com uma ação mais pacífica do indivíduo na comunidade em que está inserido. A seguir, investigo o conceito de “cuidado de si” enquanto recurso pedagógico para a construção de paz, recorrendo ao pensamento de Foucault trabalhado por Freitas (2009). Além da revisão bibliográfica, utilizo o recurso do relato de experiência e da autoetnografia, por meio dos quais relato minha relação pessoal com o tema proposto, principal influência para a criação do Projeto Yoga para a Paz, desenvolvido ao longo de oito semanas com crianças do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Agostinho Fonseca, localizada no bairro do Cristo Redentor, zona oeste de João Pessoa, Paraíba. Aqui, busco relacionar a vivência do Projeto com a abordagem teórico-prática de Peacebuilding from Below (construção de paz a partir da base), a qual aponta caminhos para a paz a partir da ação de atores não-estatais e com recursos locais (ODA, 2007). Possíveis lacunas identificadas no Projeto serão examinadas a seguir, com o intuito de avaliar a experiência. Em conclusão, apresento projetos similares desenvolvidos no Brasil, para expandir o horizonte de possibilidades da vivência do Yoga no ambiente escolar como ferramenta de transformação social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação para a Paz pt_BR
dc.subject Peacebuilding from Below pt_BR
dc.subject Yoga pt_BR
dc.subject Paz pt_BR
dc.title O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta