Resumo:
Neste trabalho busco identificar de que maneira o Yoga, enquanto ferramenta de pacificação do corpo e da mente, pode contribuir para a construção de paz no ambiente escolar, partindo da noção de corpo enquanto território para pensar a relação do cuidado do corpo-território com uma ação mais pacífica do indivíduo na comunidade em que está inserido. A seguir, investigo o conceito de “cuidado de si” enquanto recurso pedagógico para a construção de paz, recorrendo ao pensamento de Foucault trabalhado por Freitas (2009). Além da revisão bibliográfica, utilizo o recurso do relato de experiência e da autoetnografia, por meio dos quais relato minha relação pessoal com o tema proposto, principal influência para a criação do Projeto Yoga para a Paz, desenvolvido ao longo de oito semanas com crianças do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Agostinho Fonseca, localizada no bairro do Cristo Redentor, zona oeste de João Pessoa, Paraíba. Aqui, busco relacionar a vivência do Projeto com a abordagem teórico-prática de Peacebuilding from Below (construção de paz a partir da base), a qual aponta caminhos para a paz a partir da ação de atores não-estatais e com recursos locais (ODA, 2007). Possíveis lacunas identificadas no Projeto serão examinadas a seguir, com o intuito de avaliar a experiência. Em conclusão, apresento projetos similares desenvolvidos no Brasil, para expandir o horizonte de possibilidades da vivência do Yoga no ambiente escolar como ferramenta de transformação social.
Descrição:
BRITO, Caroline de Oliveira. O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.