UEPB - Repositório Digital

Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Daiane Pereira da
dc.date.accessioned 2023-07-18T10:35:43Z
dc.date.available 2023-07-18T10:35:43Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.issn CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29709
dc.description Silva, Maria Daiane Pereira da. Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas. 2023. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A literatura se constitui um direito universal de todas as pessoas, conforme defende Candido (2011); e com ela, podemos aprender sobre determinadas culturas e períodos. Diante disso, afirmamos que é possível pensar em uma literatura inclusiva, que contemple os sujeitos nos quais se encontram a margem da sociedade no aspecto de inclusão. Nesse sentindo, partiremos de duas indagações básicas nesta pesquisa: existe uma literatura surda? Caso a resposta seja sim, como apresentar essa literatura na sala de aula? Nessa perspectiva, apresentaremos o desenho “Min e as mãozinhas” como possibilidade de prática inclusiva na sala de aula, e, para isso, o presente trabalho terá como objetivo geral perceber a potencialidade da literatura surda como meio de inclusão. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que se baseia nos pressupostos teóricos de Candido (2011), Karnopp (2006), Morgado (2011), Spence (2021), dentre outros autores. A partir das análises que foram realizadas nesta pesquisa, observou-se que o texto literário é capaz de contribuir para a inclusão acontecer na sala de aula e no âmbito social, podendo atuar na formação cidadã do aluno e no seu pensamento crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura surda pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.title Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta