UEPB - Repositório Digital

Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Deyvid Israel da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-19T12:05:47Z
dc.date.available 2023-07-19T12:05:47Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29740
dc.description ALVES, Deyvid Israel da Silva. Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental. 2023. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de produção textual de um livro didático de português (LDP). Para tanto, realizou-se uma análise do eixo de produção textual no LDP “Conexão e Uso” do 7º ano do ensino fundamental, especificamente a proposta de produção textual escrita presente no capítulo um da unidade sete. Justifica-se a elaboração desse trabalho devido a observações feitas na realização de um estágio supervisionado em uma sala de aula de uma escola pública, onde foi constatado o uso recorrente desse recurso didático. A pesquisa encontra-se fundamentado nos estudos dos autores: Bakhtin (1992), BNCC (2018), Koch (2009), Marcuschi (2008), Travaglia (1996), dentre outros. Em termos metodológicos, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com ênfase na análise documental tendo em vista que o instrumento da análise é o LDP. Os resultados encontrados demonstram que as propostas de atividades de produção textual são estruturadas com base nos gêneros textuais. Além disso, essas atividades são divididas em várias etapas, incluindo a exemplificação da proposta, o planejamento do texto, autoavaliação, reescrita e escrita do texto definitivo. Após a análise realizada, foi constatado que o texto é considerado como um processo de construção textual quanto discursiva. Nesse sentido, a proposta didática das atividades de produção textual é baseada na perspectiva dos gêneros textuais, explorando aspectos relacionados à função social, fatores de textualidade, bem como aspectos formais e composicionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Livro didático de português pt_BR
dc.title Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta