dc.description.abstract |
O romance intitulado "O Homem que Calculava", escrito por Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, conta a história de uma viagem realizada pelo protagonista, Beremiz Samir. Beremiz nasceu na Pérsia e se tornou um prodígio da matemática. Ao longo da viagem descrita no livro, o personagem busca soluções práticas para problemas matemáticos. Assim, mesmo mantendo uma atmosfera de aventura e romance, a obra possui uma dimensão pedagógica, ensinando matemática por meio da ficção. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é obter um diagnóstico dos conhecimentos matemáticos e do raciocínio lógico, utilizando alguns quebra-cabeças retirados do livro "O Homem que Calculava". Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, na qual foram apresentados três problemas matemáticos aos alunos de uma Escola Pública Estadual em Pernambuco. A aplicação ocorreu de forma individualizada para a turma da 1ª série do Ensino Médio e em duplas para as turmas da 2ª e 3ª séries. Como resultados, constata-se que, apesar do considerável interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, as dificuldades em estabelecer correlações no ensino de matemática são evidentes. Isso demonstra a necessidade de rever a estruturação dos currículos e as propostas de intervenção no âmbito da matemática, buscando aproximar diferentes áreas do conhecimento, incluindo a literatura, cuja abordagem contribui para a compreensão do mundo e a apreensão da subjetividade dos alunos. |
pt_BR |