Resumo:
O processo de ensino e aprendizagem de Química apresenta grande dificuldade tanto para alunos na assimilação dos conteúdos quanto para professores na parte de elaboração de aulas com metodologias diversificadas. A falta de laboratórios, as poucas aulas destinadas para disciplina e a não compreensão da importância da Química no dia a dia são os grandes desafios encontrados nas escolas, principalmente, as de ensino público. O trabalho cuja temática é a importância da experimentação nas aulas de Química e tem por objetivo central conhecer a importância que os alunos dão as aulas de Química, qual o motivo do desinteresse, saber das dificuldades encontradas por parte dos professores e posteriormente ir encontrando maneiras de resolver este problema. A metodologia teve como
abordagens quanti-qualitativa, com a utilização de coleta de dados com fonte secundária a pesquisa bibliográfica, e sendo constituído como fonte primária o levantamento de dados coletados que se deu através da aplicação de questionários para os alunos do 2o ano do ensino médio e com o professor da disciplina de Química e a participação dos alunos em uma aula com experimento de baixo custo e
de grande associação com o cotidiano da E.E.E.F.M. Olavo Bilac situada na cidade de São José do Sabugi no sertão do Estado da Paraíba. Os resultados foram bastante expressivos mostrando que o interesse dos alunos aumentava quando colocados conteúdos em prática e quando se associava aos fatos ocorridos no dia a dia de cada um. É importante ressaltar que o papel das aulas práticas é aliar a teoria à realidade, sendo fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem se
torne mais eficaz.
Descrição:
BATISTA, V. L. M. A importância da experimentação nas aulas de química no ensino médio na cidade de são josé do sabugi - PB. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.