dc.contributor.author |
Cordeiro, Vanderléa do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-19T17:37:38Z |
|
dc.date.available |
2023-07-19T17:37:38Z |
|
dc.date.issued |
2016-07-01 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29762 |
|
dc.description |
CORDEIRO, V. N. As dificuldades de ensinar e aprender química no ensino médio em uma escola pública no município de Patos - PB. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um dos grandes desafios atuais do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos, uma vez que os conceitos que eles trazem para a sala de aula muitas vezes são destorcidos considerando disciplina chata e sem utilidade para sua vida. Assim, o presente trabalhotem como objetivo geral identificar as possíveis dificuldades do professor ensinar e do aluno aprender Química no Ensino Médio para o cotidiano, tem comoobjetivos específicos investigar de onde vêm as possíveis dificuldades entre ambos os envolvidos e sugerir possíveis possibilidades de amenizar esse problema.Os dados foram coletados através de uma pesquisa investigativa sendo aplicadoquestionários quanti qualitativosà 42 alunos e 10 professores de uma escola pública do município de Patos- Pb.Onde obtivemos os seguintes resultados: 29 alunos gostam da disciplina de Química e 13 não gosta. 14 alunos consideram a metodologia dos professores de fácil compreensão e 26 considera difícil. 36 alunos estudam fora da sala de aula,6 não tem interesse pela a disciplina não realizando qualquer outro tipo de atividade extrassala. 6 professores são formados na área que lecionam, 1 está cursando graduação, 3 são formados em outras áreas porém lecionam Química para completar a carga horaria. Para se tornarem atualizados em relação á disciplina1 professor fazmestrado, 4 pós graduação, 3 participam de congressos sendo que os 10 fazem leitura de livros relacionando os conteúdos com o que estão ensinando. Os 10 professores consideram as maiores dificuldades enfrentadas em sala de aula o desinteresse dos alunos e a
desvalorização dos profissionais por parte dos governantes.Concluímos com nossa pesquisa que são vários os fatores que levam alunos e professores a terem dificuldades em sala de aula e essa problemática está longe de ser solucionada, porém cabe a nós futuros profissionais tentar solucionar esses problemas introduzindo novos métodos eficazes e interessantes para amenizar um pouco essas dificuldades. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Esp. Jorge Miguel Lima Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de química |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de química |
pt_BR |
dc.title |
As dificuldades de ensinar e aprender química no ensino médio em uma escola pública no município de Patos - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |