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Como estudo, este trabalho traz a importância do hábito da leitura no processo de formação do aluno, apresentando o quanto a leitura é um mecanismo básico, mas relevante para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Sendo assim, o hábito da leitura é uma prática positiva que deve ser adotada por todos os indivíduos, pois ela é essencial, principalmente no ambiente escolar. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a importância da prática da leitura e sua contribuição para a formação leitora do aluno, a fim de despertar uma reflexão, incentivar ao hábito de ler e induzir a novas ações metodológicas, pois o método a ser utilizado pelo educador é um dos meios que mais pode influenciar ao prazer de ler. Frente a isso, por meio de uma revisão bibliográfica e descritiva, com os principais teóricos: BARBOSA (2006), FREIRE (1999), KLEIMAN (1995), ORLANDINI (2005), ROGERS (1977) e SANDRONI & MACHADO (1992), resultou-se que a leitura tem o poder de crescimento tanto intelectual como social, melhorando o vocabulário, a criatividade e a capacidade de escrita dos leitores. Desse modo, cabe ao professor desenvolver estratégias que possibilitem o desenvolvimento da leitura, como também, é importante o envolvimento da família dos estudantes durante o processo de aprendizagem. Dessa forma, a leitura é de fato um meio de transformação, pois à medida que uma leitura é realizada o leitor adquiri algo para si e, isso permite que ele tenha experiências nunca vivenciadas. Então, através da postura dos professores, da família e da valorização da educação pelos políticos, a leitura poderá ser bem desenvolvida e contribuirá para que os estudantes se tornem leitores competentes. |
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