Resumo:
Com a crescente popularização e avanço da programação em diversas áreas da sociedade, surge o incentivo no ensino dessa habilidade às crianças, pois oferece vantagens como o desenvolvimento do pensamento computacional, estímulo à criatividade, aprimoramento das capacidades de computação e estímulo ao pensamento criativo. Estimular a computação desde cedo tem um impacto significativo no desenvolvimento infantil, já que o seu cérebro é altamente adaptável e capaz de aprender de forma rápida. Entretanto, é crucial enfatizar que cada indivíduo tem diferentes ritmos de aprendizado, sendo essencial adaptar o ensino à idade e ao desenvolvimento cognitivo de cada um. Além disso, o ensino deve ser divertido e lúdico para que as crianças possam aprender enquanto se divertem. Para tornar o ensino de programação mais divertido, foram desenvolvidos alguns métodos como também software para que as crianças pudessem aprender brincando e de forma mais descontraída. O trabalho também destaca alguns possíveis impactos negativos, como a sobrecarga cognitiva, a dependência tecnológica e a falta de habilidade social. O objetivo deste trabalho acadêmico é refletir sobre o ensino da programação na infância, seu impacto na vida das pessoas e suas vantagens. A metodologia utilizada para explorar o ensino da programação na infância foi uma pesquisa bibliográfica, fornecendo insights técnicos e sociais, embora não apresente soluções diretas. No entanto, ao discutir argumentos relacionados ao ensino precoce da computação, seu desenvolvimento e seus benefícios, este trabalho contribuirá para o debate sobre o ensino nos primeiros anos de vida.
Descrição:
SILVA, José Kelvyn dos Santos. Análise da programação computacional como uma ferramenta de ensino na educação infantil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.