Resumo:
A COVID-19 é uma doença altamente contagiosa causada pelo coronavírus (SARS COV-2) da síndrome respiratória aguda grave, surgindo como a crise de saúde
mundial. O SARS-CoV-2 se disseminou de forma rápida atingido nível global de
contágio, a Organização Mundial da Saúde - OMS declarou estado de pandemia
mundial em 11 de março de 2020. O isolamento social foi visto como uma medida
necessária para tentar frear a disseminação do vírus e evitar a sobrecarga do sistema
de saúde. Assim, as instituições suspenderam as aulas e alteraram o sistema de
ensino presencial. O objetivo deste relato é compartilhar a vivência de uma discente
durante quatro períodos de ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo
qualitativo descritivo, do tipo relato de experiência o qual possui uma estrutura flexível.
A coleta de dados e sistematização da experiência foi realizada a partir da observação
e consulta das aulas gravadas. Por fim concluo que a modalidade remota não só
facilitou, como também fragilizou o processo de ensino- aprendizagem diante do
contexto emergencial da COVID-19, apesar de garantir a continuidade das aulas. Uma
das maiores dificuldades foi em relação ao processo de adaptação tecnológica, o
ambiente e a rotina para estudo. A experiência influenciou diretamente no crescimento
acadêmico, de forma que fortaleceu e causou ainda mais disposição para luta pelo
sonho de ser fisioterapeuta.
Descrição:
HENRIQUE, Maria José Tavares. Aulas remotas no contexto da pandemia da covid-19: a experiência de uma discente. 2023. 23 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.