Resumo:
Este artigo descrever as vivências de aulas na disciplina de matemática, com enfoque a um aluno que possui algumas deficiências, pertencente ao oitavo ano do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho consiste em descrever as metodologias de ensinamento pelo professor com os utilizados pela cuidadora escolar, para o conteúdo de notação científica, de uma escola municipal. Segundo Jara (2018) este artigo tem por meio abordar as experiências vivenciadas, além de auxiliar no aprendizado do estudante, também é uma descrição do que o estudante vivenciou, evoluiu e praticou dentro de um determinado contexto. Sendo aplicado ao aluno metodologias diferenciadas, com auxílio de atividades lúdicas, com uso de uma tesoura, papel, e lápis. Obtendo sucesso na aprendizagem do conteúdo de notação científica, conseguindo realizar as atividades propostas pela cuidadora, de maneira, fácil, divertida, e de forma independente, ampliando seu nível de aprendizado constantemente.
Descrição:
SOUZA, G. B. R. Relato de experiência de uma cuidadora escolar: a inclusão no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.