Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal as dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia, sendo a pesquisa desenvolvida durante o período de Estágio Supervisionado II. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo geral entender como se desenvolveu o ensino de Geografia no Fundamental II, durante o ensino remoto vivenciado no período de pandemia da covid-19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertulino Cunha, localizada no município de Cacimbas-PB. Como objetivos específicos, busca-se descrever como se desenvolveu a prática pedagógica nas aulas de Geografia; bem como, levantar as dificuldades e os desafios encontrados pelos professores no exercício da sua prática, durante a realização do Estágio Supervisionado II. No que se refere à metodologia adotada, está se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Pode ser ainda classificada como pesquisa exploratória e descritiva. Para chegar nos resultados obtidos no presente trabalho, foi aplicado um questionário com os professores de Geografia para investigar como se deu o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem de Geografia durante a pandemia teve seus desafios e dificuldades, onde professores e alunos e todo contexto escolar encontraram-se em uma nova realidade de ensino, o que não foi diferente na escola alvo da pesquisa, em que foi percebida algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes no exercício de sua prática.
Descrição:
CAVALCANTE, Elenilda dos Santos. Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado. 2023. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.