dc.contributor.author |
Cavalcante, Elenilda dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-20T23:37:17Z |
|
dc.date.available |
2023-07-20T23:37:17Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29818 |
|
dc.description |
CAVALCANTE, Elenilda dos Santos. Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado. 2023. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal as dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia, sendo a pesquisa desenvolvida durante o período de Estágio Supervisionado II. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo geral entender como se desenvolveu o ensino de Geografia no Fundamental II, durante o ensino remoto vivenciado no período de pandemia da covid-19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertulino Cunha, localizada no município de Cacimbas-PB. Como objetivos específicos, busca-se descrever como se desenvolveu a prática pedagógica nas aulas de Geografia; bem como, levantar as dificuldades e os desafios encontrados pelos professores no exercício da sua prática, durante a realização do Estágio Supervisionado II. No que se refere à metodologia adotada, está se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Pode ser ainda classificada como pesquisa exploratória e descritiva. Para chegar nos resultados obtidos no presente trabalho, foi aplicado um questionário com os professores de Geografia para investigar como se deu o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem de Geografia durante a pandemia teve seus desafios e dificuldades, onde professores e alunos e todo contexto escolar encontraram-se em uma nova realidade de ensino, o que não foi diferente na escola alvo da pesquisa, em que foi percebida algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes no exercício de sua prática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |