UEPB - Repositório Digital

Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Elenilda dos Santos
dc.date.accessioned 2023-07-20T23:37:17Z
dc.date.available 2023-07-20T23:37:17Z
dc.date.issued 2023-05-30
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29818
dc.description CAVALCANTE, Elenilda dos Santos. Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado. 2023. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação EAD em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal as dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de Geografia, sendo a pesquisa desenvolvida durante o período de Estágio Supervisionado II. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo geral entender como se desenvolveu o ensino de Geografia no Fundamental II, durante o ensino remoto vivenciado no período de pandemia da covid-19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertulino Cunha, localizada no município de Cacimbas-PB. Como objetivos específicos, busca-se descrever como se desenvolveu a prática pedagógica nas aulas de Geografia; bem como, levantar as dificuldades e os desafios encontrados pelos professores no exercício da sua prática, durante a realização do Estágio Supervisionado II. No que se refere à metodologia adotada, está se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Pode ser ainda classificada como pesquisa exploratória e descritiva. Para chegar nos resultados obtidos no presente trabalho, foi aplicado um questionário com os professores de Geografia para investigar como se deu o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem de Geografia durante a pandemia teve seus desafios e dificuldades, onde professores e alunos e todo contexto escolar encontraram-se em uma nova realidade de ensino, o que não foi diferente na escola alvo da pesquisa, em que foi percebida algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes no exercício de sua prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Dificuldades e/ou limitações impostas pelo ensino remoto às aulas de geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta