Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal refletir acerca da formação de leitores através da ludicidade, bem como analisar a importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como tal programa pode contribuir para a formação docente. A pesquisa de abordagem qualitativa, fundamenta-se nos pressupostos de Bogdan e Biklen (1982). Quanto ao método, aportamo-nos nas narrativas (auto)biografáficas, a partir do que apontam Passegi (2011) e Larrosa (2002). Portanto, esta pesquisa está centrada na narrativa de experiências vivenciadas por uma estudante bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba. Para uma análise sólida, este estudo traz como referencial teórico, considerações sobre a formação leitora na escola, apontando como proposta o ensino lúdico. Tendo como arcabouço, os estudos de Solé (1998); Lajolo (2000); Brasil (2010); entre outros. Assim, observou-se que a ludicidade corrobora de uma maneira significativa para o aprendizado de leitura dos alunos do 6 ano do ensino fundamental, uma vez que os leva a aprender de forma atrativa. Destaca-se ainda, a importância das experiências vividas e narradas para a (auto)formação docente.
Descrição:
MOREIRA, Cristiane de Freitas. O ensino da leitura a partir da ludicidade: narrativas de uma pibidiana. 2023. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.