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O presente estudo propõe uma investigação sobre como está sendo proposta, problematizada e construída a ideia de projeto de vida nos jovens educandos do Ensino Médio, a partir da disciplina Projeto de Vida, ofertada nas Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas. Partindo do pressuposto de que, em uma época marcada por mutações sociais profundas, pela fluidez das relações sociais, econômicas e de produção, pelo individualismo, pluralismo dos valores e das autoridades, fim das utopias, consumismo, massificação e efemeridade, que caracteriza a modernidade líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, ou a sociedade complexa de Melucci (2014), que contribui para que vivamos na era da sensação de falta de sentido, ou o que Viktor Frankl (2005) concebe como vazio existencial caracterizado pelo fenômeno de massa; somente uma educação orientada por um sentido ético e valorativo, que promova pessoas conscientes, autônomas, criativas, críticas, responsáveis, comprometidas e decididas, pode ser a bússola norteadora para uma vida com sentido. Para esta investigação a definição de projeto de vida que subsidia este estudo parte do conceito de purpose, entendido como multiplicidade de projetos de vida intencionados à realização de ações transcendentais ao self, trazendo implicações para o mundo, pois entendemos que o baixo índice de jovens que demonstram um projeto de vida ético e responsável que os ajudem a desenvolver um bem- estar duradouro, deveria preocupar pais, educadores e a sociedade de forma geral, em benefício da coletividade. Ao longo da pesquisa buscamos refletir sobre o papel que a educação tem no desenvolvimento ético dos indivíduos, uma vez que, para além da transmissão de conteúdos, acreditamos na educação enquanto formadora de seres humanos que dispõem de habilidades para responderem à vida com responsabilidade e sentido. Para tanto, através de pesquisas com professoras e alunos que integram as disciplinas Projeto de Vida no Ensino Médio, pretendemos investigar sobre tais proposituras em diálogo com as concepções de História da Educação. A abordagem metodológica utilizada se baseia na investigação e análise de questionários aplicados a professoras e alunos das três séries do ensino médio de duas escolas selecionadas, ancoradas nas revisões bibliográficas, buscando a percepção dos sujeitos. A efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem hermenêutica, do tipo estudo de caso instrumental e exploratório, com o objetivo de investigar a efetivação das disciplinas Projeto de Vida e tecer algumas considerações sobre a formação que tem sido ofertada aos alunos, analisando de que forma a mesma tem contribuído com a inserção desses jovens no mundo moderno. |
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