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O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma reflexão sobre a importância do ensino
de Filosofia para crianças e adolescentes, mostrando como ela é fundamental para o
desenvolvimento de sujeitos conscientes, reflexivos, críticos e autônomos. Parte-se do
pressuposto de que o contato desde cedo com a Filosofia e a prática de uma atitude filosófica,
ajudará os discentes a entenderem que suas vozes não são válidas apenas para o seu próprio
pensamento, mas que eles têm em si a capacidade de transformar a realidade através de um
olhar crítico e questionador. Sendo assim, o ensino de Filosofia pode ser feito de diversas
maneiras, porém, destaca-se a importância e a eficácia do diálogo, o qual oferece uma
alternativa ao método de ensino tradicional que é baseado na exposição de conteúdos,
configurando-se como uma atividade solitária. O método dialógico é realizado através da
interação entre o educador e o educando, ambos participando ativamente da construção do
conhecimento. Por isso, quanto mais cedo a criança entrar em contato com a prática da
Filosofia, mais benefícios ela terá no desenvolvimento do seu pensamento, ocasionando
também um melhor desempenho em outras disciplinas do currículo. Portanto, destaca-se a
necessidade da inserção da Filosofia no ensino fundamental, visto que ela oferecerá aos
pequenos uma outra forma de encontrar respostas para questões que se apresentavam com
respostas prontas. Além disso, a Filosofia desenvolverá nos estudantes a habilidade de
especular, de criar e defender hipóteses através de conversas filosóficas. Entretanto, esses
benefícios não ocorrem apenas em crianças, na adolescência o ensino de Filosofia, através de
um método dialógico, também trará grandes contribuições, visto que a grande dificuldade do
educador é justamente a construção desse diálogo com esse público. Diante disso, pretende-se
defender a importância do ensino de Filosofia desde o ensino básico, pois desenvolver o
pensamento filosófico requer paciência, tempo e método. Por isso, devemos apostar e investir
em uma Filosofia viva e produtiva que realmente ajude as crianças e os adolescentes a
alcançarem seus objetivos, desenvolvendo suas autonomias intelectuais, mentes críticas,
reflexivas e cidadãos conscientes da importância dos valores. |
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