Resumo:
A pandemia do vírus denominado de SARS-CoV-2 ocasionou vários desafios a serem
superados em todos os setores da sociedade, as transformações decorrentes das medidas de
isolamento social imposto como ação para impedir a proliferação do vírus representaram
grandes impactos para o desenvolvimento das atividades em sociedade. Diante desse cenário
atípico, o setor educacional precisou se adaptar à situação implementando o ensino remoto
emergencial-ERE. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e
limitações enfrentados durante esse período pelos professores de Geografia que atuam na
Educação de Jovens e Adultos-EJA em Campina Grande-PB. O interesse para o
desenvolvimento da pesquisa partiu da experiência vivenciada durante a realização do Estágio
Supervisionado na EJA, na qual percebeu-se que a rotina do trabalho docente sofreu
mudanças significativas nesse período. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa
baseia-se num levantamento bibliográfico sobre a temática, com apoio de formulário
eletrônico do Google Forms aplicado a docentes de Geografia atuantes na referida
modalidade de ensino. Os resultados revelaram problemas como dificuldades de manuseio e
acesso aos equipamentos digitais, inviabilidade de acesso à internet, falta de motivação de
grande parte dos estudantes e aumento da carga horária dos professores, afetando
negativamente o processo de ensino e aprendizado.
Descrição:
SILVA, S. N. O trabalho docente durante a pandemia da Covid-19: desafios e limitações sob a ótica dos professores de geografia na EJA da rede pública de ensino em Campina Grande, PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.