UEPB - Repositório Digital

O cinema de animação no ensino de história: uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Figueiredo, Camila Correa
dc.date.accessioned 2023-07-23T23:34:30Z
dc.date.available 2023-07-23T23:34:30Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29861
dc.description FIGUEIREDO, C. C. O cinema de animação no ensino de história: Uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista o pensar de que modo o cinema de animação, na representação do filme Anastasia, contribui para a construção do conhecimento histórico acerca da Revolução Russa, pesquisa-se, a partir deste trabalho, sobre quais métodos devem ser utilizados para se trabalhar com este tipo de recurso audiovisual, a fim de discutir a importância do cinema de animação, no contexto do ensino de História, a partir do filme Anastasia (1997) e suas representações nas práticas educativas escolares. Para tanto, é necessário refletir sobre a relação do ensino de História e cinema, enfatizando o papel educativo do cinema de animação na construção do saber histórico escolar; mostrar, no campo do ensino de História, a importância da linguagem educacional do cinema para formação educativa do educando e; analisar o filme de animação Anastasia (1997), apresentando o seu potencial educacional, na abordagem de eixos temáticos na produção do conhecimento histórico. Realiza-se, então, uma pesquisa documental e bibliográfica, de autores que trabalham a relação de Ensino de História e Cinema. Diante disso, verifica-se que de fato, desde o seu surgimento, o Cinema tem construído grande importância dentro da historiografia e do campo educacional e portanto, animações têm um grande potencial pedagógico, se analisadas aplicando as metodologias corretas. Além disso, verificamos que dentro do próprio currículo que norteia a educação brasileira, trabalhar com fontes audiovisuais se faz indispensável, uma vez que por estarem presentes no cotidiano dos alunos, viabilizam a construção do saber histórico juntamente com os mesmos, e não a mera reprodução de conteúdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema de animação pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Revolução Russa pt_BR
dc.title O cinema de animação no ensino de história: uma proposta pedagógica a partir do filme Anastasia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta