Resumo:
O autogerenciamento é algo crucial para a otimização ou melhor desempenho em práticas, sejam elas, atividades, estudos, leitura e etc. O uso da gamificação é uma estratégia bastante usada na rede educativa, para tornar a forma de aprendizado cada vez mais atrativa e desejada, pois temos um grande déficit na maior parte da rede educativa, algo que se potencializou ainda mais com a pandemia (LUDOSPRO, 2023).
Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um aplicativo explorando a relação entre a técnica Pomodoro, a Gamificação e o RPG (Role-Playing Game) que desenvolverá o hábito de gerenciar o tempo de estudo de uma pessoa de forma intuitiva e divertida.
A ideia central desse trabalho é unificar a técnica Pomodoro com o clássico jogo de bancada RPG (Role-Playing Game) tornando-a essa técnica em um jogo ou gamificando-a, para assim desde cedo usarmos essas práticas de gerenciamento tornando-a hábito nosso e além de otimizar o aprendizado, também nos divertir cada vez mais durante a execução, sejam elas, estudos, atividades entre outros tudo isso em um aplicativo, onde nele conterá pontuação, ranking, experiência, entre outras características do RPG.
O uso de tal gênero de jogo tem sido aplicado bastante na rede de ensino conforme o trabalho “O Role Playing Game (RPG) Como Ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental e médio” apresentado por: Ferreira-Costa R, Lima A, Rodrigues F, Galhardo E. A técnica Pomodoro entra como ferramenta de gestão, algo muito crucial para o aprendizado evitando por exemplo o estresse, burnout, cansaço entre outros fatores conforme trabalho: “Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo” (NAPRATICA, 2023).
Descrição:
FERREIRA, Júlio César Silva. Aplicativo de autogerenciamento de estudo baseado na técnica pomodoro unificado da gamificação (RPG). 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.