Resumo:
A escola é um ambiente muito especial e propício para que os professores se sintam confiantes e consigam explorar os temas que norteiam a formação de cidadãos responsáveis para com o meio ambiente. Bem como a promoção de lutas em defesa da preservação, conservação e sensibilização. Nesse contexto, a pesquisa teve como principal objetivo, analisar o papel do professor na formação da construção da educação ambiental no Ensino Básico. Através de análises bibliográficas, foi observado que autores a exemplo de Silva, Egidio e Colete (2022) e Texeira (2023) auxiliam professores a explorar melhor os recursos didáticos sobre temas ambientais e, assim, revolucionarem suas aulas com temáticas que são de extrema importância na formação escolar e extraescolar de seus alunos. Como se trata de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados diversos artigos científicos (em anos distintos, mas, de forma fidedigna) entre 2018 a 2023. Com o critério de incluir e utilizar onde o corpo dos mesmos estivesse alinhado com o trabalho. Selecionando, posteriormente, os artigos que melhor abraçavam a temática e, assim, promover um banco de dados. Utilizando os métodos científicos de GIL (2008); Praia; Cachapuz e Pérez (2002) e WILL, (2012). O presente estudo foi dividido em subtemas e constatou-se a influência que o professor tem sobre a formação da conscientização ambiental no ensino básico.
Palavras-Chave: sustentabilidade; conscientização ambiental; educação ambiental
Descrição:
CUNHA, Rayla Pereira Brasil da. O professor e a educação ambiental no ensino básico: um estudo bibliográfico. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.