Resumo:
O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conhecimento de acadêmicos de Odontologia, de uma Instituição Pública do Nordeste do Brasil, sobre relactação e translactação. Diante disso, foi realizada uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, através da aplicação de um questionário a 130 alunos. Os dados obtidos foram processados e analisados no Excel, sob a luz da estatística descritiva. A maioria dos estudantes relataram reconhecer a importância do aleitamento materno (58,9%), obtendo informações sobre o tema por meio de aulas (98,6%), mídia (33,7%), cursos (12,8%) e redes sociais (4,7%). Todavia, relataram (82,8%) não ter conhecimento suficiente para trabalhar com gestantes e puérperas. A maior parte (94,7%) dos acadêmicos não saberia orientar uma paciente com dificuldade de amamentar sobre as técnicas de relactação e translactação, por não possuírem conhecimento sobre as mesmas (91,5%). Além disso, 63,4% afirmaram não ter recebido informações sobre o tema amamentação complementar na graduação. É evidente que, como foi certificado pela maioria dos participantes (88,4%), que o Cirurgião-Dentista como profissional de Saúde é responsável por divulgar junto a seus pacientes, informações sobre essas estratégias. Por fim, observou-se que 96,9% dos estudantes consideram necessária a abordagem e capacitação sobre o tema aleitamento materno e relactação e translactação durante a graduação. Diante do exposto, conclui-se que ainda é baixo o conhecimento dos acadêmicos investigados sobre as técnicas complementares de amamentação, relactação e translactação, tornando evidente a falta de preparo desses futuros profissionais para esta abordagem.
Descrição:
CAVALCANTE, Yanka da Silva Cunha. Relactação e translactação: conhecimento de acadêmicos de Odontologia. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.