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Em razão da pandemia da Covid-19, no Brasil, os profissionais da psicologia viram-se diante do desafio de realizar os atendimentos online e estarem mais presentes no meio digital e nas redes sociais. Houve um aumento de perfis profissionais em redes sociais como o Instagram, o que colaborou para que esta ferramenta se tornasse uma importante forma de contato de trabalho, visibilidade, marketing e aumento dos rendimentos financeiros. Este estudo teve por objetivo geral analisar a percepção dos profissionais da psicologia acerca do uso da plataforma Instagram e como essa rede social é utilizada para a atuação profissional. Participaram, de forma não probabilística e acidental, 78 psicólogos brasileiros que possuem e não possuem perfis na rede social Instagram, seja para uso profissional ou não. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; e b) Questionário sobre o uso do Instagram por psicólogos. Verificou-se que a maioria dos participantes consideram o Instagram como importante ferramenta profissional para atrair clientes e divulgar serviços. Embora a maioria concorde que os profissionais não devem realizar atividade no Instagram sem estar à vontade, parte dos respondentes concordam que os profissionais deveriam fazer mesmo assim, bem como concordam que as pessoas tendem a procurar os profissionais que são mais ativos na plataforma. O Instagram também foi percebido em seus aspectos positivos, como a divulgação e a ampliação do acesso a conteúdo da psicologia. Por outro lado, à medida que utilizam a plataforma para esse objetivo, sofrem pressão para produzir conteúdo que esteja vinculado ao trabalho, o que pode gerar sofrimento psíquico nesses profissionais. Em geral, verifica-se que o uso inadequado do Instagram pode trazer prejuízo à profissão quando não há cautela na publicidade, seja ela feita no perfil profissional ou pessoal. |
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