Resumo:
Introdução: O nascimento de um novo ser envolve processos importantes para a saúde da
mulher e da criança. Historicamente, as mulheres foram perdendo a sua autonomia no gestar
e parir seus filhos, sendo levadas a ambientes cada vez mais frios, impessoais e
intervencionistas. No ano de 2019, somou-se a esses desafios o surgimento de um novo vírus,
causador da COVID-19, levando o mundo à uma pandemia e à necessidade de isolamento
social como meio de prevenção de contágio, por isso, o uso das TICS tornou-se uma
alternativa fundamental para a continuidade da comunicação no contexto de isolamento
social, inclusive para o desenvolvimento de trabalhos com grupos. Objetivo: o presente
trabalho pretende relatar a experiência desenvolvida pelo projeto de extensão “Rede
Materna” no contexto pandêmico, mediada pelo uso das TICs como estratégia de Educação
em Saúde. O projeto mencionado tem como objetivo geral desenvolver ações de Educação
em Saúde junto a gestantes acompanhadas pela UBS Wesley Cariri, no bairro de Nova
Brasília, em Campina Grande-PB. Metodologia: A experiência aqui descrita foi
desenvolvida durante o segundo semestre de 2020 e durante o ano de 2021. As participantes,
mulheres do território citado, foram acompanhadas durante o processo de gestação, parto e
pós parto. Algumas atividades remotas também alcançaram mulheres de outras áreas,
inclusive de outras regiões do país. Para o desenvolvimento das ações extensionistas, foram
realizadas diversas reuniões de planejamento e avaliação por parte da equipe, visando
enfrentar os desafios da exclusão digital por parte de algumas mulheres atendidas, bem
comode propiciar uma metodologia participativa. Deste modo, como estratégias
metodológicas, foram adotados: a) o grupo para gestantes no Whatsapp e o acompanhamento
individual através deste aplicativo; b) compartilhamento de informações e material educativo
no perfil do projeto no Instagram, bem como realização de algumas Lives; c) “rodas virtuais
de conversa”, através da sala de reuniões de Messenger (Facebook) e do Google Meet; d)
“curso” virtual para gestantes, com criação de um grupo Vip no Whatsapp e a proposição de
“desafios” para as participantes. Resultados e discussão: No contexto de pandemia, o projeto
buscou reinventar-se e construir novas formas de interação com a comunidade. A adoção das
TICs tornou-se muito efetiva, apesar das limitações e cuidados que permeiam o seu uso,
propiciando apoio para as mulheres, inclusive através da tentativa de informar às gestantes e
puérperas sobre as boas práticas de humanização à saúde das mulheres e seus filhos. Houve a
busca de uma abordagem interprofissional e a Enfermagem mostrou-se imprescindível para o
acompanhamento individual das gestantes e puérperas envolvidas. Considerações finais: As
mulheres acompanhadas pelo grupo de extensão Rede Materna relataram que os encontros
diminuíram os seus medos na gestação, parto e pós-parto e perceberam a relevância das ações
de educação em saúde, as quais serviram de apoio a elas em um dos momentos mais
importantes de suas vidas. Portanto, o uso das TICs enquadra-se como uma boa estratégia de
educação em saúde, não substituindo as ações presenciais, mas servindo de suporte a essas.
Descrição:
MESQUITA, Rilari Salem Sartori. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICS) no contexto de pandemia pela Covid-19: um relato de experiência do projeto de extensão “Rede Materna”. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.