dc.description.abstract |
A Organização Mundial da Saúde reconhece a crise na força de trabalho em saúde, ao
demonstrar a fragmentação e as dificuldades encontradas no gerenciamento dos sistemas de
saúde de diversos países do mundo, declarando que a carência global de profissionais de
saúde foi um dos motivos impeditivos para a conquista dos objetivos do milênio. Enfatiza
ainda, que há desafios tanto para a força de trabalho de saúde atual quanto para as futuras,
sugerindo como solução para a superação destes problemas a inserção de abordagens
inovadoras na prática e na formação de novos profissionais. Uma destas soluções é a
Educação Interprofissional em consonância com as práticas colaborativas interdisciplinares,
considerada uma das ferramentas mais promissoras para o fortalecimento do gerenciamento
da assistência em saúde. Desde 2017 o Conselho Nacional de Saúde, utilizando-se da
prerrogativa constitucional do Sistema Único de Saúde de ordenação da formação dos (as)
trabalhadores (as) da área da saúde, determina que a interprofissionalidade seja incorporada
entre os princípios gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os cursos de
graduação da área da saúde, como um dos elementos norteadores para o desenvolvimento dos
currículos e das atividades didático-pedagógicas. O objetivo do estudo foi analisar a adesão da
educação interprofissional nas ações de pesquisa e extensão de todos os cursos de formação
dos profissionais da área da saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se um estudo
documental, dos relatórios de pesquisa e extensão, acessados nos bancos de dados
institucionais com a anuência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-Reitoria
de Extensão da UEPB, das cotas dos últimos cinco anos (2017, 2018, 2019, 2020, 2021). A
análise dos resultados demonstrou que a adesão à EIP ainda é incipiente em ambos os campos
pesquisados, de forma que 17 projetos de extensão (≅ 7%) e sete projetos da iniciação
científica (≅ 1,9%) do total de projetos submetidos nas cotas atenderam aos critérios de
inclusão ao estudo. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde -
Interprofissionalidade apresentou-se como o principal responsável pela indução dos estudos
de iniciação científica voltados para esta temática. Em relação à extensão, notou-se que a
Atenção Primária à Saúde se destacou como cenário prioritário de execução das práticas. Os
resultados ainda demonstram um avanço mais progressivo e aproximado da
interprofissionalidade na extensão, contudo, esse quantitativo de projetos poderia ter sido
maior, se os demais projetos analisados, incorporassem efetivamente a inserção da temática,
presente em seu campo teórico no campo prático. Nota-se, portanto, uma dissociação entre o
campo teórico e o prático. A execução deste trabalho proporcionou um dimensionamento de
como a temática da EIP vem sendo abordada na UEPB, no âmbito dos projetos de pesquisa e
de extensão. Os resultados demonstraram que a adesão à EIP ainda é incipiente nesse âmbito
da formação. Conclui-se que as marcas da interprofissionalidade na formação em saúde na
UEPB começam a ser trilhadas, contudo sugere-se que outros projetos de pesquisa e extensão
sejam realizados, de modo a fomentar o aprendizado e vivência dessa prática entre discentes e
futuros profissionais de saúde. |
pt_BR |