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O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro

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dc.contributor.author Vicente, Rebeca Emanuelle Jeremias
dc.date.accessioned 2023-08-03T11:59:30Z
dc.date.available 2023-08-03T11:59:30Z
dc.date.issued 2022-08-01
dc.identifier.other CDD 618.9705
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29996
dc.description VICENTE, Rebeca Emanuelle Jeremias. O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O envelhecimento populacional, no Brasil e no mundo, configura-se como fenômeno social que referenda otimização do pacto social pela saúde estabelecido nos anos iniciais do Século XXI, onde houve um controle significativo das doenças infectocontagiosas e parasitárias, além das melhorias relacionadas aos determinantes sociais. Ressalta-se que embora, tenha havido todo um incremento nas taxas demográficas relacionadas ao aumento da expectativa de vida, há o que se avançar nas políticas públicas de saúde, para que o processo de envelhecer humano seja de fato vivenciado com qualidade de vida. Mesmo no contexto da pandemia de Covid-19, o tema envelhecimento tem sido pauta de todas as agendas de saúde como face à necessidade da própria sobrevivência humana atual. A enfermagem como profissão de saúde, voltada ao cuidar nas diversas fases da vida, reconhece que o envelhecimento é uma fase natural e complexa que exige conhecimentos específicos, já que o envelhecimento marcado pela heterogeneidade e requer cuidados nas diversas modalidades assistenciais, desde a prevenção, promoção, assistência até os cuidados prolongados e paliativos. O presente partiu da seguinte indagação: Como o ensino da Enfermagem Gerontológica tem sido abordado na formação do enfermeiro em instituições de ensino superior? Dessa forma, o objetivo geral foi analisar o ensino da Enfermagem Gerontológica em instituições de ensino superior em enfermagem, no Estado da Paraíba, Brasil. Tratou-se de um estudo documental com análise bibliográfica de arquivos públicos. Nos resultados foram encontradas um total de 23 IES ativas que ofertavam graduação de enfermagem no estado da Paraíba, apenas sete delas apresentaram o projeto pedagógico de curso disponível para análise, e de todas as 23, 1 (4,3%) não apresenta disciplina específica em saúde do idoso, 3 (13,4%) apresentam uma disciplina mista, 18 (78,2%) apresentam disciplina específica e 1 (4,3%) foi classificada como não avaliável por não dispor do PPC, fluxogramas ou grade curricular disponível. Concluiu-se que para alcançar um avanço no índice de saúde e qualidade de vida em tempos de envelhecimento populacional, faz-se necessário a criação de um forte vínculo entre a formação acadêmica e as políticas que norteiam o cuidado à pessoa idosa, com vistas para a construção de um envelhecimento populacional saudável e ativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Fabíola de Araújo Leite de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gerontologia pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Saúde do idoso pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.title O ensino de enfermagem gerontológica na formação do enfermeiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


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