UEPB - Repositório Digital

Alfabetização científica para o ensino de Biologia: uma revisão sistemática no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Mônica Maria Marcelino de
dc.date.accessioned 2023-08-04T10:24:51Z
dc.date.available 2023-08-04T10:24:51Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30006
dc.description ANDRADE, Mônica Maria Marcelino de. Alfabetização científica para o ensino de Biologia: uma revisão sistemática no ensino médio. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A reflexão acerca de abordagens metodológicas e habilidades que devem ser consideradas para práticas de ensino, torna-se relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico. Neste cenário, o presente estudo trata sobre a alfabetização científica para o ensino de biologia, sendo o objetivo geral analisar objetos de pesquisas de trabalhos científicos com base na discussão de como esses elementos de estudos contribuem para o desenvolvimento dos estudantes no ensino médio. Buscou-se responder como a alfabetização científica é vista, construída e trabalhada nas aulas de biologia no ensino médio, e teve como método uma revisão sistemática com uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica. Diante disso, por meio da análise das sequências dos trabalhos, foi identificada a contribuição da alfabetização científica para o desenvolvimento dos estudantes com base na observação dos objetos de estudo das pesquisas, relatando os seus objetivos e resultados, nos quais demonstraram a eficácia que alfabetização científica traz na aprendizagem de conteúdos da biologia. Essa efetividade nos resultados dos estudos foi verificada por meio de questionários pré e pós-testes e demonstrou que a incorporação de métodos participativos para o ensino de biologia pode ter um papel relevante ao aprimorar os níveis de aprendizagens acerca dos conteúdos estudados, onde foi possível concluir que é preciso analisar o motivo da escassez de trabalhos publicados sobre relatos de experiência que visam a alfabetização científica no ensino médio, contribuindo com futuras pesquisas científicas e mostrando que a eficácia do uso de eixos e indicadores que promovam a alfabetização científica, contribui com uma melhor educação possibilitando benefícios para a sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Dra. Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Abordagem Metologica pt_BR
dc.title Alfabetização científica para o ensino de Biologia: uma revisão sistemática no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta