dc.contributor.author |
Andrade, Mônica Maria Marcelino de |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-04T10:24:51Z |
|
dc.date.available |
2023-08-04T10:24:51Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30006 |
|
dc.description |
ANDRADE, Mônica Maria Marcelino de. Alfabetização científica para o ensino de Biologia: uma revisão sistemática no ensino médio. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A reflexão acerca de abordagens metodológicas e habilidades que devem ser consideradas para práticas de ensino, torna-se relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico. Neste cenário, o presente estudo trata sobre a alfabetização científica para o ensino de biologia, sendo o objetivo geral analisar objetos de pesquisas de trabalhos científicos com base na discussão de como esses elementos de estudos contribuem para o desenvolvimento dos estudantes no ensino médio. Buscou-se responder como a alfabetização científica é vista, construída e trabalhada nas aulas de biologia no ensino médio, e teve como método uma revisão sistemática com uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica. Diante disso, por meio da análise das sequências dos trabalhos, foi identificada a contribuição da alfabetização científica para o desenvolvimento dos estudantes com base na observação dos objetos de estudo das pesquisas, relatando os seus objetivos e resultados, nos quais demonstraram a eficácia que alfabetização científica traz na aprendizagem de conteúdos da biologia. Essa efetividade nos resultados dos estudos foi verificada por meio de questionários pré e pós-testes e demonstrou que a incorporação de métodos participativos para o ensino de biologia pode ter um papel relevante ao aprimorar os níveis de aprendizagens acerca dos conteúdos estudados, onde foi possível concluir que é preciso analisar o motivo da escassez de trabalhos publicados sobre relatos de experiência que visam a alfabetização científica no ensino médio, contribuindo com futuras pesquisas científicas e mostrando que a eficácia do uso de eixos e indicadores que promovam a alfabetização científica, contribui com uma melhor educação possibilitando benefícios para a sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof.ª Dra. Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem Metologica |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização científica para o ensino de Biologia: uma revisão sistemática no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |