Resumo:
A pesquisa, relatada por meio desse trabalho, investigou como se deu o ensino de ciências no ensino fundamental II (6ª ano a 9ª ano) antes (2017 – 2019) e durante a pandemia da Covid-19 (2020 – 2022), onde tais situações de ensino foram mediadas pelas novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC’s). O objetivo geral da pesquisa foi: “Analisar o que foi pesquisado e relatado por professores da área de ciências biológicas, sobre o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TDIC’s) antes e durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2 ou Covid-19”. O corpus da pesquisa é constituído por artigos e relatos acadêmicos científicos da área de Ciências biológicas, disponíveis nas plataformas Google Scholar, e Portal de Periódicos e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A apreciação ocorreu através de analise bibliográfica e visa compreender como as TDIC’s podem ser usadas como recurso didático e como elas podem contribuir para superarem os desafios de sala de aula. Os dados foram analisados com base nas concepções teóricas sobre TDIC’s; e teorizações sobre Pandemia e Covid-19 fundamentadas nos documentos nacionais Ministério da saúde e MEC e em autores da área de ensino. A luz de tais teorias os dados foram analisados a partir de duas categorias: Panorama geral de pesquisas e estudos na área de ciências biológica sobre o uso de TDIC’s associados ao ensino antes da pandemia (2017 – 2019); e Panorama geral de pesquisas e estudos na área de ciências biológica sobre o uso de TDIC’s associados ao ensino durante a pandemia (2020 – 2022). Os resultados demonstram que as TDIC’s já eram utilizadas no ensino de ciências na educação básica antes da pandemia como ferramentas facilitadoras do ensino; instrumento e meio de ensino-aprendizagem; e recurso dinamizador das aulas, que visa prender atenção dos alunos e esclarecer conteúdo. Também foi possível concluir por meio da análise que antes da pandemia muitos professores de ciências ainda não tinham segurança para trabalhar com as TDIC’s, faltava formação continuada e contínua, muitas escolas não contavam com recursos e nem tão pouco internet de qualidade. Por fim, os artigos pesquisados, que tem como objeto a análise do ensino de ciências no período durante a pandemia, continuaram mostrando as mesmas dificuldades, só que na situação emergencial não se teve tempo de prepararem os professores que foram lançados no ensino a distância. Neste contexto alunos e educadores apresentaram várias dificuldades em relação ao uso das tecnologias e a esse novo ambiente educacional, tais como formação dos professores em relação ao uso de tecnologias, baixa conexão de internet e falta de equipamentos adequados ao trabalho que necessitavam executar.
Descrição:
RODRIGUES, Arthur Raiff de Brito. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no ensino de Ciências Biológicas: antes e durante pandemia do SARS-Cov-2. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023