Resumo:
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma revisão sistemática buscando identificar como a tecnologia pode ajudar, através dos jogos digitais, no processo de aprendizagem das crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista. Vivemos em um mundo globalizado e tecnológico, sendo assim podemos aproveitar essas tecnologias para trazer desenvolvimento e promover uma aprendizagem lúdica. Com isso, foi feita uma revisão de literatura com a escolha dos artigos nas bases de dados The Science Electronic Library Online (Scielo), National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ACM Digital Library (ACM DL), Science Direct e Google Acadêmico. Estes artigos escolhidos trouxeram pontos de vistas diferentes sobre a utilização dos jogos digitais no dia a dia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com autismo, bem como a opinião de pais e professores sobre os jogos selecionados. Após os artigos serem encontrados destacou-se que ainda não há um consenso sobre o papel dos jogos digitais como heróis ou vilões no processo de aprendizagem de crianças com TEA. Constatou-se também que os jogos digitais podem ser sim uma ferramenta positiva para a aprendizagem de crianças com autismo, melhorando suas interações sociais, configurações cognitivas com base na linguagem e desenvoltura em atividades escolares.
Descrição:
SOUSA, Giulianna Mayra Rocha. Jogos digitais como ferramenta para a aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista: uma revisão sistemática. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.