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Em síntese, este trabalho trata-se de uma abordagem sobre a poesia feminina nordestina e paraibana, tendo como foco a autora Marisa Alverga e sua voz poética. Nosso objetivo principal é compreender como o erotismo dos corações dialoga com a categoria do leitor implícito na poesia de Marisa. Para tal propósito, buscamos identificar nos poemas como se dá essa manifestação, agrupando considerações acerca do erotismo dos corações tendo o leitor implícito como elemento estético. Nossa pesquisa se dá a partir de uma metodologia de cunho qualitativo com base bibliográfica, pois, como afirma Gil (2002) ao dialogar sobre o que se refere esse tipo de pesquisa, explicando que ela deve se basear em um roteiro que será desenvolvido através da experiência estabelecida pelo autor que será estudado, sendo assim, utilizamos as obras da autora como fonte para o nosso embasamento. Prosseguindo, para a nossa fundamentação teórica, partimos dos pressupostos embasados por Bidarra (2006), Bataille (2013), Branco (1984), Moraes e Lapeiz (1984) e Alberoni (1988) no que diz respeito ao erotismo dos corações; Jauss (1994), Zappone (2009) e Iser (1996) no que se refere ao leitor implícito como elemento de significação nos textos literários. Discutimos três poemas da autora, os quais, após a leitura, escolhemos para análise, por trazer à tona a nossa questão de pesquisa, sendo o primeiro “Ilusão” (ALVERGA, 1991a), contido na sua obra Sonhos esparsos, “Se” (ALVERGA, 1991b), em Veleiro da Saudade, e, por seguinte, “Credo” (ALVERGA, 2013), de Encontros e desencontros. Consequentemente, pudemos identificar as diversas possibilidades de interpretações a que esse tipo de poesia nos permite entender ao dialogar com a contextualização de nossa pesquisa. Assim, decorre este trabalho, o qual é dividido em tópicos com subtítulos explicativos a partir do que foi analisado, e por fim concluído em uma consideração, na qual mostramos a importância de trabalhar com tal tema e o que ele pôde proporcionar a nossa investigação. |
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