UEPB - Repositório Digital

Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Nadielson Soares
dc.date.accessioned 2023-08-07T15:58:18Z
dc.date.available 2023-08-07T15:58:18Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 370.11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30020
dc.description RODRIGUES, Nadielson Soares. Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Objetivou-se com esta pesquisa, refletir sobre como as carências de discussões e metodologias no ensino-aprendizagem de Geografia e através da educação geográfica, referente às questões de gênero e sexualidades, no âmbito da educação básica, como projetam-se e impactam na (re)construção de identidades-subjetividades e relações socioeducacionais no desenvolvimento de cidadanias ativas de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binárias e o (+) abrange as demais expressões de gênero e sexualidades (LGBTQIAPN+). O método utilizado foi o fenomenológico-hermenêutico, que contém a redução fenomenológica e a intencionalidade. Buscou-se para análise nesta pesquisa alguns relatos bibliográficos para exemplificação e discussão de como as identidades-subjetividades LGBTQIAPN+ são afetadas e tem suas vivências alteradas por algumas ausências que se estabelecem nos diálogos e discussões entre os espaços da família e da escola, apoiado em estudos como de Foucault (1976; 1988; 1989), Silva (2009; 2018), Louro (2010) que articulam sobre a educação a geografia e as sexualidades, e alguns casos encontrados em sites e artigos, e os saberes, conhecimentos e vivências do pesquisador. Se constatou que as carências, ausências e silenciamentos de discursos e sujeitos (im)postas nestes espaços, por essa articulação de saberes e poderes de uma cultura hegemônica cisheteronormativa, tem a intencionalidade e poder sobre/entre os espaço-tempos e modos de “formar”/moldar/manipular, por meio de padrões socias, educacionais e políticos, às identidades-subjetividades LGBTQIAPN+. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia das sexualidades pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Subjetividades pt_BR
dc.title Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta