Resumo:
Objetivou-se com esta pesquisa, refletir sobre como as carências de discussões e metodologias
no ensino-aprendizagem de Geografia e através da educação geográfica, referente às questões
de gênero e sexualidades, no âmbito da educação básica, como projetam-se e impactam na
(re)construção de identidades-subjetividades e relações socioeducacionais no
desenvolvimento de cidadanias ativas de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais,
Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binárias e o (+) abrange as demais
expressões de gênero e sexualidades (LGBTQIAPN+). O método utilizado foi o
fenomenológico-hermenêutico, que contém a redução fenomenológica e a intencionalidade.
Buscou-se para análise nesta pesquisa alguns relatos bibliográficos para exemplificação e
discussão de como as identidades-subjetividades LGBTQIAPN+ são afetadas e tem suas
vivências alteradas por algumas ausências que se estabelecem nos diálogos e discussões entre
os espaços da família e da escola, apoiado em estudos como de Foucault (1976; 1988; 1989),
Silva (2009; 2018), Louro (2010) que articulam sobre a educação a geografia e as
sexualidades, e alguns casos encontrados em sites e artigos, e os saberes, conhecimentos e
vivências do pesquisador. Se constatou que as carências, ausências e silenciamentos de
discursos e sujeitos (im)postas nestes espaços, por essa articulação de saberes e poderes de
uma cultura hegemônica cisheteronormativa, tem a intencionalidade e poder sobre/entre os
espaço-tempos e modos de “formar”/moldar/manipular, por meio de padrões socias,
educacionais e políticos, às identidades-subjetividades LGBTQIAPN+.
Descrição:
RODRIGUES, Nadielson Soares. Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.