Resumo:
Esta pesquisa trata de um mapeamento bibliográfico em teses e dissertações disponíveis no banco de dados da plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o estudo tem como objetivo analisar como ocorre a inclusão educacional na disciplina de matemática, bem como a formação inicial de profissionais da área, investigando teses de autores da região do nordeste brasileiro. Este paradigma vem sendo tratado com mais importância na atualidade, mesmo diante toda dificuldade, falta de preparo e incentivo, tanto na formação quanto na docência em si. Este assunto desperta um novo modo de pensar e lecionar por parte dos professores, já que a escola é um local que necessita estar preparada para receber e atender qualquer tipo de aluno. Portanto neste estudo iremos analisar trabalhos e teses acadêmicas voltadas para a inclusão matemática, a formação de professores e as dificuldades encontradas no âmbito escolar para inserção de alunos portadores de necessidades especiais na sala de aula. Neste sentido o trabalho apresenta uma discussão com ações e recomendações, visando à formação e docência inclusiva de futuros professores de Matemática.
Descrição:
AZEVEDO, S. P. S. Educação matemática inclusiva e os entrelaços na docência: mapeamento bibliométrico do nordeste brasileiro. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.