Resumo:
O presente trabalho aborda a pedagogia de projetos na escola a partir da temática étnico racial na perspectiva da história e cultura africana e afro-brasileira. Tem como objetivo geral, buscar discutir sobre a importância formativa da metodologia de projetos nas práticas educativas no ensino de História na abordagem da temática da cultura afro-brasileira, articulada a lei 11.645/2008. O trabalho está situado no campo e na abordagem do ensino de história da África e da cultura afro-brasileira mediatizada na pedagogia de projetos a partir dos estudos com, Priore (2016), Freire (2018), Gomes (2011), e Souza (1990). A abordagem metodológica foi a partir da pesquisa bibliográfica, documental e relato de experiência em projetos desenvolvido em uma turma de 7º ano na Escola Municipal Padre Antonino, localizada na periferia da cidade de Campina Grande-PB. Através desta pesquisa, compreendemos que a metodologia de projeto, analisada na prática, é eficaz para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, a pedagogia de projetos pode fazer esse trabalho de forma majestosa, com diferentes atividades incluindo os variados aspectos sobre o tema colocando os educandos nessa produção de forma ativa, torna-os protagonistas da História.
Descrição:
ALBUQUERQUE, R. M. S. A cultura afro-brasileira nas aulas de história na pedagogia de projetos escolares. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura Plena em História).-
Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.