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Esse trabalho se propõe a refletir sobre a Festa do Bode na Rua, que acontece em Gurjão-PB, no ensino de história local, através da memória e do patrimônio. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre a festa na perspectiva da memória e do patrimônio no ensino de História. A reflexão foi realizada a partir da investigação da festa como patrimônio imaterial e cultural da cidade, assim como da memória coletiva e individual, enfatizando a importância da mesma para o ensino de História local e para a construção do saber histórico escolar. A pesquisa se situa no campo do ensino de História, enfatizando o conceito de festas, memória, patrimônio e ensino, destacando a importância destes para a educação escolar. Tomamos como evidências os estudos desenvolvidos por Albuquerque Júnior (2011), Halbwachs (1990), Ferreira (2006), Simões (2020) e Barros (2013). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a cidade de Gurjão utilizando fontes imagéticas através de registros fotográficos da festa. A pesquisa permitiu perceber que o ensino de História com relação à discussão de festa, memória, patrimônio e ensino de história local, proporcionam uma série de possibilidades para o reconhecimento dos saberes locais e do saber histórico escolar, estimulando a percepção do aluno como sujeito histórico, além de revigorar o sentimento de pertencimento ao lugar. |
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