UEPB - Repositório Digital

O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Felix, João Pedro de Souza
dc.date.accessioned 2023-09-11T18:10:59Z
dc.date.available 2023-09-11T18:10:59Z
dc.date.issued 2023-09-05
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30122
dc.description FELIX, João Pedro de Souza . O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo geral apresentar o gênero digital meme como uma ferramenta propícia ao ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista, para tal, a sua propensão lúdica-pedagógica caracterizada por sua diversidade de linguagens e modos (semiótica e multimodalidade), e hodiernidade tipológica e de temáticas. Nessa premissa, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) — que aponta a necessidade de se contemplar a diversidade de gênero textuais que hoje transitam na sociedade em sala de aula —, apresentaremos a relevância de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa dentro do gênero meme, uma vez que se trata de um gênero textual intimamente ligado a vida social dos Nativos Digitais, termo concebido pelo americano Marc Prensky (2001) para classificar a geração nascida dentro da era das tecnologias digitais, geração essa na qual se comporta todo o alunato atual. Sendo assim, o presente trabalho, de abordagem qualitativa/bibliográfica e caráter descritivo/explicativo, chegou à conclusão de que os memes, além de mostrar-se como um meio de introdução a amplitude textual oriunda da internet em sala de aula, revela-se também como um aliado ao ensino de Língua Portuguesa, uma vez que dispõem de uma gama de linguagens proveitosas às práticas de leitura, produção textual, e Análise Linguística, e, ademais, de funções auxiliares a essas práticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Memes pt_BR
dc.subject Gêneros digitais pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title O gênero digital meme no ensino de língua portuguesa: uma proposta à luz da BNCC pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta