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Este artigo tem como objetivo geral apresentar o gênero digital meme como uma ferramenta
propícia ao ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista, para tal, a sua propensão
lúdica-pedagógica caracterizada por sua diversidade de linguagens e modos (semiótica e
multimodalidade), e hodiernidade tipológica e de temáticas. Nessa premissa, norteados pela
Base Nacional Comum Curricular (2017) — que aponta a necessidade de se contemplar a
diversidade de gênero textuais que hoje transitam na sociedade em sala de aula —,
apresentaremos a relevância de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa dentro do gênero
meme, uma vez que se trata de um gênero textual intimamente ligado a vida social dos
Nativos Digitais, termo concebido pelo americano Marc Prensky (2001) para classificar a
geração nascida dentro da era das tecnologias digitais, geração essa na qual se comporta todo
o alunato atual. Sendo assim, o presente trabalho, de abordagem qualitativa/bibliográfica e
caráter descritivo/explicativo, chegou à conclusão de que os memes, além de mostrar-se como
um meio de introdução a amplitude textual oriunda da internet em sala de aula, revela-se
também como um aliado ao ensino de Língua Portuguesa, uma vez que dispõem de uma
gama de linguagens proveitosas às práticas de leitura, produção textual, e Análise
Linguística, e, ademais, de funções auxiliares a essas práticas. |
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